top of page

Obesidade e doenças associadas


Dr. Guilherme Antoniette - Clínica Endonette

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Em adultos, o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25 significa sobrepeso e acima de 30 revela obesidade grau 1. É preciso ficar atento ao primeiro sinal que é o IMC acima de 27 e já procurar soluções. O balão intragástrico, por exemplo, que é um tratamento da obesidade. Calcule seu IMC com a seguinte conta: peso dividido pela altura²

Devemos ficar atentos a alguns sinais simples que identificam o sobrepeso, como alteração no número das roupas e calçados, acúmulo de gordura ao redor do pescoço e cintura, sinais de compulsão alimentar e insatisfação com seu corpo. Se identificar um ou mais sinais, procure imediatamente um médico e combata o sobrepeso antes de se tornar uma doença.

Observe, em primeiro lugar, se você está comendo por compulsão ou somente para saciar a fome. Fique atento aos primeiros sinais de mudanças metabólicas, tais como: aumentos súbitos de pressão, ingestão de alimentos de forma compulsiva quando está ansioso ou nervoso e cansaço mais rápido que o normal.

O grande problema da obesidade são as doenças associadas, como diabetes, asma, apneia, cardiopatias, hipertensão, trombose, colesterol alto, esteatose hepática, infertilidade, gravidez de risco, alguns tipos de câncer, depressão, etc. É importante salientar que o paciente obeso tem grandes chances de ter estas doenças.

A obesidade é uma doença muito séria e vem acompanhada de muitas outras, como descrito acima. Por isso, o indicado é que aos primeiros sinais o paciente busque o tratamento certo, que possa trazer uma solução e não outros problemas.

O balão intragástrico tem se mostrado muito eficaz no tratamento da obesidade, pois auxilia o paciente a perder peso enquanto faz outros tratamentos com médicos, enfermeiras, nutricionistas e, em alguns casos, psicólogos. Desta forma, o paciente faz uma reeducação alimentar e melhora sua qualidade de vida, sem a necessidade de cirurgia ou tratamentos invasivos.

Dr. Guilherme Antoniette

CRM/SP: 79.160 – RQE n° 40.632


Plasma de Argônio
Balão Intragástrico em Santos
NOS SIGA
POSTS EM DESTAQUE
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
Nenhum tag.
ARQUIVOS
bottom of page