Entenda o Refluxo Gástrico (DRGE)


Dr. Guilherme Antoniette - Clínica Endonette

O refluxo gástrico acontece porque o músculo Esfíncter Esofágico Inferior (EEI), que fica entre o esôfago e o estômago perde força e permite que o alimento e ácidos do estômago voltem para o esôfago, causando o “refluxo gástrico”.

Quando ingerimos qualquer alimento, ele passa pela boca, esôfago e é levado ao estômago, o “EEI” tem a função de abrir para que o alimento passe livremente do esôfago para o estômago e logo em seguida ele fecha para evitar que o alimento volte. Quando ele está enfraquecido, essa função é comprometida e ele permite que alimentos e suco gástrico saiam do estômago e voltem para o esôfago.

Entre as principais causas do refluxo gástrico estão o sobrepeso, gravidez, hérnia hiatal, má alimentação, desequilíbrio de acido do estômago, tabagismo, cirurgia bariátrica, etc.

Os principais sintomas são: azia, boca seca, mau hálito, náusea, arrotos frequentes, queimação ou desconforto no estômago, tosse crônica, etc.

Hoje temos tratamentos medicamentosos, cirúrgicos e endoscópicos. O tratamento Stretta tem se mostrado com ótimos resultados e é pouco invasivo. Ele é um tratamento não cirúrgico, realizado por endoscopia, feito em uma única sessão de aproximadamente 40 minutos e o paciente recebe alta cerca de uma hora após o procedimento.

Este tratamento é novo no Brasil, mas no exterior ele já é realizado há muitos anos. Estudos clínicos mostram que mais de 90% dos pacientes ficam satisfeitos com o resultado, cerca de 90% dos pacientes permanecem mais de 4 anos sem ingerir nenhum medicamento e mais de 60% ficam mais de 10 anos sem precisar tomar nenhum tipo de medicamento, pois o tratamento tem sua eficácia por longo prazo.

Para saber se esse é o tratamento é indicado para o seu caso, procure um médico.

Dr. Guilherme Antoniette

CRM/SP: 79.160 – RQE n° 40.632


Plasma de Argônio
Balão Intragástrico em Santos
NOS SIGA
POSTS EM DESTAQUE
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
Nenhum tag.
ARQUIVOS