top of page

Gravidez e obesidade não cabem na mesma frase!


Gravidez - Balão Intragástrico - Clínica Endonette

Não pense que a mulher que está acima do peso tem as mesmas chances de engravidar que as que estão no seu peso normal, isto porque estar acima do peso representa 8% a menos de chance de engravidar e a obesidade representa 18% a menos de chances de engravidar, isto se for a primeira gestação, porém a partir da segunda gestação as chances são ainda menores, chegando a 16% para mulheres em sobrepeso e 34% para mulheres obesas, e isto só aumenta conforme o grau de obesidade.

Vamos explicar o porquê destas chances serem diminuídas. Começamos com o acúmulo de gordura, ele altera todo o processo de produção de hormônios, que são essenciais para o bom desenvolvimento dos ovários e fertilidade, como por exemplo a insulina que pode levar a síndrome de ovário policístico, ela também está associada a ciclos menstruais irregulares, diminuição ou parada da ovulação, e níveis elevados de hormônios, diminuindo, dessa forma, as chances de gestação.

O estrógeno é outro hormônio prejudicado pelo excesso de gordura, ele é fundamental para regular a ovulação. O tecido adiposo leva a uma maior produção desse hormônio. Além disso, o estrógeno é responsável pela liberação do hormônio luteinizante e hormônio folículo estimulante, essenciais para o desenvolvimento dos óvulos.

Mulheres obesas também podem ter deficiências das vitaminas B12, acido fólico, ferro, entre outras, em que isto implica? O ácido fólico é muito importante antes da concepção, pois ele atua na diminuição do risco de problemas cardíacos e defeitos da coluna vertebral dos bebês, o ferro é essencial para ajudar o bebê a crescer e se desenvolver bem. Isto porque Mulheres obesas tendem a fugir dos cereais, frutas e legumes, e ingerem mais alimentos processados, que são ricos em calorias e gorduras trans, mas quase sem valor nutritivo.

Especialistas afirmam que perder entre 10% a 20% do peso antes de tentar engravidar pode aumentar muito as chances da gestação correr normalmente e do bebê nascer com saúde.

Plasma de Argônio
Balão Intragástrico em Santos
NOS SIGA
POSTS EM DESTAQUE
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
Nenhum tag.
ARQUIVOS
bottom of page